Loading...

Conheça a Casa Steel

O escritório de Arquitetura e Urbanismo Lorenzo Cunegato está realizando na cidade de Ijuí, um projeto arquitetônico utilizando o sistema construtivo Steel Frame, construção em aço, e têm como premissas construtivas as normativas Americanas. Uma residência unifamiliar de aproximadamente 500m² será construída na sua totalidade, incluindo acesso de veículos e detalhes construtivos, em Steel Frame.

A construção inteligente e sustentável, intitulada CASA STEEL, tem a arquitetura assinada pelo escritório e está sendo executada pela Bee Metal.

O projeto arquitetônico e projetos complementares (projeto das instalações elétricas, das instalações hidrossanitárias, de automação residencial, dos sistemas de aquecimento ambiental e d’água, entre outros) foram compatibilizados em um único software para que fosse possível identificar, na fase projetual, os conflitos e incompatibilidades entre os diferentes sistemas integrados.

Como exemplo, dessa premissa projetual, é possível evitarmos que alguma tubulação dos projetos complementares acima citados transpasse um pilar ou uma viga de aço. O que em projetos não compatibilizados ocorreria apenas na fase de execução acarretando custos adicionais, atraso de cronograma entre outros problemas.

O planejamento na fase projetual proporciona uma economia de tempo e de materiais. O software ainda proporciona tabelas de materiais utilizados em projeto para estimativa de custos.

O sistema steel frame, construção em aço,  somado a um projeto compatibilizado, em comparação ao sistema construtivo convencional de tijolos, blocos, vigas e pilares de concreto e projetos convencionais, é possível afirmar uma economia significativa na casa dos 25%.

Outras empresas que participam do planejamento da CASA STEEL: Otonneli Terraplanagem, Estruturar Engenharia Elétrica, Giacomet Aquecimento e Conforto, Ilumine – Conceito em iluminação.

Você pode acompanhar o processo de construção desse sistema agendando uma visita à Casa Steel, pelo telefone 3332 – 3694.

 

1 – VOCÊ JÁ VIU UMA CONSTRUÇÃO STEEL FRAME?

Construções em Steel Frame são conhecidas pela estrutura em quadros de aço galvanizado, ao invés de pilares e vigas de concreto.

O sistema é conhecido como construção a seco, constituído pela estrutura de aço galvanizado que formam quadros capaz de segurar o peso da obra como um todo. Além de constituir os elementos como vigas, tesouras de telhado, pilares e outros.

Como fechamentos dos quadros são instalados painéis, como por exemplo chapas de OSB, chapas cimentícia, etc, que formam as paredes. Devido ao fato de ter um peso muito menor em relação à alvenaria, as cargas na fundação são menores, o que pode gerar uma economia de 75% nessa etapa da obra. O Steel Frame também pode ser caracterizado por não utilizar tijolos, blocos de concreto, concreto e areia, sendo uma construção muito mais limpa no canteiro de obras.

 

2 – UMA OBRA QUE LEVARIA DOIS ANOS REALIZADA EM 180 DIAS.

Sim, é possível. Por não depender de fatores como cura de concreto e ser um sistema pré-fabricado, onde as paredes chegam ao canteiro de obra prontas para serem instaladas, é possível reduzir o tempo da obra em até 1/3 de uma obra convencional em alvenaria.

Para o fechamento de 2,88m² de parede são necessárias apenas duas placas cimentícia ou duas placas OSB ou duas placas de gesso acartonado, sendo que para a mesma metragem quadrada seriam necessários 78 tijolos.

 

3 – ESTE CONCEITO ESTRUTURAL EXISTE A MAIS DE 300 ANOS.

O Steel Frame é derivado do sistema Wood Frame que surgiu nos Estados Unidos em 1820. O sistema foi criado para utilizar o material disponível na época (madeira) com conceitos de praticidade, velocidade e produtividade originados na Revolução Industrial. Desde então, os sistemas de perfis se tornaram os mais utilizados nos Estados Unidos e em países como Reino Unido, Japão, Austrália e Nova Zelândia. Existem obras construídas com este sistema que estão em funcionamento há mais de 250 anos. O tempo de durabilidade da obra é de, em média, 300 anos.

 

4 – PLANEJAMENTO DETALHADO E INTELIGENTE SEM DESPERDÍCIO DE MATERIAL.

O Steel Frame é considerado um sistema de construção inteligente por utilizar materiais que passam por industrialização antes de irem à obra, é possível calcular a quantidade exata de material que será utilizado. O desperdício de material se estima em menos de 5% se comparado com a construção em alvenaria pois todo o material é previsto na fase de projeto.

Um projeto arquitetônico que compatibilize o sistema Steel Frame com os demais, hidrossanitário, instalações elétricas, sistemas de aquecimento e resfriamento e etc, define de forma antecipada os conflitos, possibilita precisão nas especificações de materiais, pré-define as etapas da obra proporcionando rapidez e economia significativa ao longo de todo processo construtivo.

 

5 – É RESISTENTE, DURÁVEL E SUSTENTÁVEL.

A resistência da estrutura do sistema steel frame é assegurada pelo metal. São utilizados perfis e vigas de aço galvanizado com espaçamentos variados de acordo com a estrutura. O uso de metal de alta resistência em “frames” (quadros), parafusos estruturais, entre outros, garantem a solidez da construção.

O aço galvanizado utilizado no sistema steel frame possui vida útil estimada em 300 anos, os mesmos testes que determinaram essa estimativa, indicaram uma longevidade em torno de 1.000 anos, em condições ideais de uso.

Se sabe que o aço é 100% reciclável e os materiais de fechamento do sistema, em menor porcentagem, também são recicláveis. Outro fator positivo é o consumo de carbono, que pode chegar a três vezes menor que uma construção convencional. A estimativa de consumo de água com steel frame é 1% comparando com o sistema tradicional construtivo.

 

6 – UMA RESIDÊNCIA COM CONFORTO TÉRMICO E ACÚSTICO.

Uma das várias vantagens propiciadas pela construção em Steel Frame é o seu desempenho térmico e acústico, que propicia conforto e qualidade no ambiente. Um dos fatores responsáveis por este desempenho superior são as mantas de lã de poliéster instaladas no interior das paredes e no forro de toda a edificação. Estas mantas são fabricadas em material poroso, dotado de grande capacidade de absorção, que reduz consideravelmente a transmitância térmica (troca de temperatura externo x interno) além da redução do ruído (conforto acústico).

COMENTÁRIOS
  • MONIQUE disse:

    QUE MARAVILHA SABER QUE ESTA TECNOLOGIA CHEGOU E ESTA SENDO EXECUTAVA EM NOSSA REGIÃO, QUERO MINHA CASA STEEL FRAME MUITO EM BREVE. <3

  • Adicione o seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *